O Casa Branca Fest foi idealizado por três moradores de Casa Branca (Fred Paulino, Dudude e Thais Mol) após o rompimento da barragem de minério do Córrego do Feijão – a 10 km do vilarejo –, com o intuito de colaborar com a renovação econômica e social do distrito por meio da arte e da cultura.

A primeira edição do festival aconteceu nos dias 21 e 22 de junho de 2019 (feriado de Corpus Christi) e trouxe espetáculos de música, dança, circo, teatro, performances e artes visuais gratuitamente para seus moradores e visitantes.

O evento foi realizado em espaço público, de maneira totalmente colaborativa, sem patrocinadores oficiais, contando somente com recursos oriundos de doações voluntárias, com prestação de serviços de forma solidária e o apoio da infraestrutura local do vilarejo, como pousadas, restaurantes, bares, etc.

O festival resultou em uma ótima receptividade do público em termos quantitativos (aproximadamente 2000 visitantes) e qualitativos e no reconhecimento, pelo visitantes, da importância de um evento cultural na região.

Galeria de fotos


Educativo


Como ação educativa preparatória para o Casa Branca Fest, foram oferecidas duas oficinas de pintura aos alunos da Escola Municial Carmela Caruso Aluoto. As atividades foram ministradas pelas educadoras Beatriz Leite e Ângela Andrade, e nos encontros foram desenvolvidas bandeirolas temáticas sobre a “cabra” (mascote do festival). Os trabalhos foram depois expostos na festa junina da escola e, posteriormente, incorporados à cenografia do evento.

Idealização: Dudude, Fred Paulino e Thais Mol

Produção: Dudude, Dani Penna, Fred Paulino e Thais Mol

Produtora assistente: Eloá Mata

Oficina: Ângela Andrade e Beatriz Leite (realizada na Escola Municipal Carmela Caruso Aluoto)

Design gráfico e site: Fred Paulino

Ilustração: Sandra Bianchi

Documentação fotográfica: Viewtiful

Assessoria de imprensa: Contra Regras